terça-feira, 8 de dezembro de 2009

01. INTRODUÇÃO

A indústria cultural é feita para o consumo de “mercadorias culturais” fabricadas em série, destinadas de forma hierárquica à massa por imposição. De tal modo, a mesma esta cada vez mais presente em nosso cotidiano, interferindo em nossas decisões.

Um bom exemplo dessa interferência é a afinidade da moda com a indústria. O modo como nos vestimos e agimos, tem uma razão aparente, ou, até mesmo, uma influência. Tal efeito acaba por ser individual, pois pode nos levar a fins diferentes, que vai depender de fatores culturais, da nossa personalidade e da interpretação da mensagem que nos é passada, em que podemos ou não concordar com a mesma.

Mas no âmbito da moda, é cada vez mais difícil rejeitar certas imposições, pois o mercado vem se fechando em tendências produzidas em alta escala, direcionadas à massa. Muitas vezes sem opção de escolhas, criando assim uma unificação e uma distinção da massa.

Até mesmo aqueles indivíduos que optam por ter um estilo próprio, e assim se convencem que não faz parte do conceito de moda, acaba por se encaixar em um grupo, que consomem de forma direta ou indireta mercadorias da Indústria da Moda.

Neste trabalho, de caráter ensaistíco, iremos aprofundar um pouco mais nessa ampla relação entre a Indústria Cultural e a Moda.

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