quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A INDÚSTRIA DA MODA NO BRASIL


Por muitos anos, o Brasil é influenciado pela indústria da moda internacional. Assim, tendo como características consumidoras, a reprodução de padrões estéticos de consumo europeus ou norte-americanos. Como produtor de moda, esse, era visto apenas como fonte de exotismo e vestuários folclóricos.

Não há como negar: a moda brasileira tem por parte da mídia uma atenção que nenhum outro país dá a esta indústria. No entanto, essa visibilidade toda não resulta em benefício direto para o setor têxtil. Ou seja: a moda brilha, mas não vende [...]. (KALIL, Gloria: 2006)


Como todo o mundo, mas principalmente aqui no Brasil, a mídia exerce uma atenção e uma divulgação da moda bem maior na massa, assim influenciando-a. Mas mesmo com essa influência, o consumo dessa não é tão forte como deveria ser.
O Brasil exporta top models, como Gisele Bündchen, Carolina Ribeiro e Fernanda Tavares, porém não exporta os produtos de moda. Temos bons estilistas e grifes nacionais com qualidades iguais a de marcas famosas, tornando nossa moda criativa. Um exemplo disso é o mercado do jeans. Marcas nacionais como Fórum, Zoomp e Ellus enfrentam grifes internacionais com Levi’s, Gess e Calvin Klein.

Segundo o Presidente da Federação Francesa da Moda, Didier Grumbach, o Brasil só não é reconhecido pela moda mundial, porque os brasileiros são individualistas, achando que se pode fazer tudo sozinho, mesmo sabe que para o mundo da moda, precisa de apoios institucionais para poder crescer nesse ramo.

Tendo toda essa dificuldade, a cada dia que passa, o Brasil mostra que consegue fazer moda. É tanto que a indústria produtora de vestuário está crescendo no país, exibindo novos cursos, faculdades, uma indústria aparelhada para competir no mercado global.

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