quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A MODA COMO INDÚSTRIA CULTURAL



O avanço dos meios de comunicação de massa proporcionou uma divulgação das tendências da moda e um desejo de segui-las na população. Caracterizando uma influência no vestuário e no estilo das pessoas. Surge, então, a moda pré-frabricada que acaba virando uma necessidade de todos, sendo vendida, através desses meios, para milhões de pessoas.

A partir dessa “moda pré-fabricada”, a moda vista como arte perde sua essência quando é reproduzida pela indústria, assim banalizando-a.

[...] Você vai até o guarda-roupa e escolhe esse suéter azul, folgado para dizer ao mundo que se leva muito a sério, para se importar com o que veste.
O que você não sabe, é que esse suéter não é apenas azul, nem turquesa, nem lápis-lazúli. Na verdade, é cerúleo. E você não tem a menor noção de que em 2002 Oscar de la Renta fez vestidos cerúleos e Yves Saint Laurent jaquetas militares cerúleas.
E o cerúleo logo foi visto em oito coleções diferentes. E acabou nas grandes lojas e, um tempo depois, em alguma lojinha vagabunda onde você, sem dúvida, o comprou em uma liquidação.
Esse azul representa milhões de dólares e vários empregos. E em meio cômico que achei que sua escolha a isente da indústria da moda, quando, de fato, usa um suéter que foi selecionado pelas pessoas daqui. [...] (EUA, 2006)


Com isso, a personagem de Meryl Streep, no filme o Diabo Veste Prada, cita um breve exemplo sobre a banalização da moda. Firmando, assim, que essa faz parte da indústria cultural.

A indústria da moda não é caracterizada, apenas, pela vulgarização dessa. Ela tem como principais características o consumo, o efêmero e a padronização.

[...] A sociedade de consumo é a programação do cotidiano: ela manipula e quadricula racionalmente a vida individual e social em todos os seus interstícios, tudo se torna artifício e ilusão a serviço do lucro capitalista e das classes dominantes [...] (LIPOVETSKY, Gilles: 1989)



Por mais que essa indústria lance tendências, estabelecidas a cada estação, e nós sigamos essas, às vezes de uma forma alienada e compulsiva, ainda temos nossos próprios gostos, refletindo apenas a tendência que nos agrada, assim tentamos ser individuais, mesmo sabendo que o império da moda sempre vai copiar e lançar as características variadas do individualismo das pessoas. E nós continuaremos contribuindo para o movimento financeiro de mais de 64 bilhões de dólares anualmente produzido pela indústria da moda.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante.

Anônimo disse...

legal em...

Anônimo disse...

muito maneiro!

Unknown disse...

Nn

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