quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL

Com a revolução industrial, (que ocorreu no século XVIII), e o surgimento do capitalismo, inicia-se a idéia de “Culturas de Massa” produzida para a população e não pela mesma, de forma vertical e de imposição.
A partir dos estudos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, o termo “Cultura de Massa”, foi substituído pelos estudiosos por “Indústria Cultural”, que possui a ideologia da prática do consumo e produção em série de “arte”, transformando-a em mercadoria.

“As artes foram submetidas a uma nova servidão; as regras do mercado capitalista e a ideologia da Indústria Cultural, baseada na idéia e na prática do consumo de “produtos culturais” fabricados em série”. (CHAUI, Marilena: 1995 p.329)

Através dessa transformação, a arte perdeu sua essência, e deixou de ser produzida para ser apreciada, servindo apenas para um consumo massificado, tendo como veiculo de persuasão os meios de comunicação de massa.
A democratização cultural tendo a mídia como base, poderia favorecer o direito ao acesso às manifestações artísticas para todos. Mas a Indústria Cultural propõe o oposto, pois massifica e banaliza a cultura, além de distingui – lá pelo seu valor de venda. Criando uma “elite” onde quem possui um alto poder aquisitivo consome o “Caro” e o “Raro”, impondo a massa ao “Barato” e ao “Comum”, estabelecendo assim uma divisão social entre “Elite” e “Massa”.
A sociedade é seduzida a partir de propagandas e publicidades, que oferecem uma felicidade imediata por meio do consumo de algum produto, onde o publico infantilizado, que em busca de seus desejos se torna passivo, e incapaz de decidir sua própria vida, aceitando tudo que é oferecido e imposto pela mídia. Mas isso não significa que não possa haver uma resistência a essa dominação. Uma coisa é esta conformado com tal condição, outra é aceitar.
Por fim conclui-se que indústria cultural é uma cadeia infinita que segue uma seqüência de: reprodução, venda, lucro, mais produção, e assim por diante, se tornando uma teia envolvente.

19 comentários:

Anônimo disse...

Show me ajudou muito na minha psquisa.

Anônimo disse...

achei super legal
otimooo!

Anônimo disse...

ENCONTREI TUDO QUE QUERIA SABER AQUI

Anônimo disse...

MUITO BOM GOSTEI MUITO DO CONTEUDO COM CERTEZA VAI ME AJUDAR ALEU XD

Anônimo disse...

Valeu ! continue assim (:

Anônimo disse...

Rápido, objetivo e analítico

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou bastante

Fabiola disse...

gotei sim o texto supriu minhas necessidades .obrigada

Fabiola disse...

gostei muito pois o texto supriu minhas necessidades.obrigada.

Anônimo disse...

aff n entendi nada ia se melhor copia as respostas

Memórias disse...

Obrigada ! Amei seu texto simplis e completo! Parabénsssssssss

Anônimo disse...

amei!

Anônimo disse...

Isso é ótimo! Obrigada gostei muito, simples e objetivo. parabéns,

Anônimo disse...

A CHEI SUPER PORCARIA

Anônimo disse...

Muito bom achei o que eu queria mas achei um pouco confuso.

Anônimo disse...

uma bosta

Carolina Menezes Cunha disse...

Muito bom,finalmente consegui ter uma ideia melhor dos conceitos de Indústria Cultural e Cultura de Massa!

Anônimo disse...

legal gostei

Anônimo disse...

Muito bom!!

Postar um comentário